ESPETÁCULO "DE ARENDELE A PARNAMIRIM - AS PRINCESAS ELSA E ANA VISITAM O RIO PITIMBU" - 17 E 18 DE DEZEMBRO DE 2016

 


Vendo o roteiro, as palavras, a história transformados num espetáculo de Dança - apesar da simplicidade -  percebi o quanto as palavras são insignificantes diante da simbologia da dança. É surpreendente surgir diante dos seus olhos os personagens, os fatos, os detalhes saltados do enredo e traduzidos em movimentos. Somente a competência e o perfeccionismo das professoras de balé são capazes dessa façanha.

Nessa oportunidade, mais do que nunca, comprovei a competência digna de louros das professoras de balé Ranimusa, Lidiane, Niely, Ciane e Fabiana. Percebi que Andressa Carla, Coordenadora do Balé e as demais profissionais acima mencionadas não ficam atrás dos grandes profissionais.

O Grupo de Dança Xaxado, sob coordenação de André Batista trouxe beleza incomum, fundindo o popular com o clássico, retratando o momento em que as princesas Elsa e Ana conhecem a feirinha do Pium.

Silas Braúna, autor do cenário, mostrou criatividade incomum, transportando a plateia para a natureza exuberante do Rio Pitimbu de outrora. 

Para coroar o êxito, a fotografia ficou perfeita, sob iluminação cênica assinada por Ronaldo Costa. No dia 17 de dezembro o gestor Maurício Marques foi homenageado pela Fundação Parnamirim de Cultura, ao lado de sua esposa Kátia Palhano.

No dia 18, na sessão das 15 horas, contamos com o convidado Valério Santiago, autor do documentário "A Agonia do Rio Pirimbu". O vídeo foi trabalhado durante o ano letivo com alunos, pais e professores. Sua esposa, Delmira Santiago, ex-secretária municipal de educação, deixou o Teatro Municipal tecendo elogios ao evento.

Na sessão das 18 horas, contamos com a convidada Drª Gilka da Mata, Promotora do Meio Ambiente, homenageada após o espetáculo. Ela declarou encantada com o que viu e parabenizou toda a equipe. A referida promotora foi descoberta pelos alunos ao longo dos estudos que fizeram sobre o Rio Pitimbu, e nada mais justo que receber homenagem como grande defensora do meio ambiente e do desenvolvimento auto-sustentável, dentre outras lutas afins.






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACTA NOTURNA - PARNAMIRIM, O QUE APARECEU PRIMEIRO, O RIO OU O LUGAREJO? - 3.9.2025

  O topônimo Parnamirim apareceu escrito, pela primeira vez, no século XVII, exatamente em 1643, e essa menção se confunde entre o rio e o l...